Marca: Ventisquero
94 Pontos Descorchados!
Este é um Carménère muito particular que está plantado no topo do vinhedo La Roblería de Apalta. Trata-se de uma pequena seleção de parreiras de baixo rendimento que rodeiam um grande carvalho, Nothofagus Obliqua - o nome do vinho é uma homenagem a este carvalho circundado pelas vinhas. A seleção desta parcela 23 é de apenas 1,5 ha. É uma parcela única e especial, já que normalmente os Carménères são plantados em solos planos e a baixa altitude.
Variedade: 94 % Carménère - 4 % Cabernet Sauvignon - 2 % Petit Verdot
Notas de degustação: Coloração púrpura com tons violáceos. No nariz apresenta aromas de frutas vermelhas frescas como framboesa, mescladas com toque de pimenta branca, notas balsâmicas e suaves especiarias. Na boca tem estrutura firme, taninos bem presentes que parecem giz, de muita elegância, boa acidez, equilibrado e persistente. Este Carménère é um reflexo dos vinhedos de altitude de Apalta, sendo muito diferente dos demais Carménères chilenos, onde a altura e plantio nas montanhas fazem dele um vinho nervoso, com grande tensão em boca. Definitivamente um Carménère de guarda. A temperatura média de srviço é entro 16ºC e 18ºC.
Harmonização: Para este vinho sugere-se carnes vermelhas assadas ou grelhadas, costelas de porco, queijos maduros e pratos condimentados, que vão muito bem com Carménère.
515- Anônimo
